ÁGUA LIMPA PARA O FUTURO
1-PROBLEMA: O que vai acontecer com o mundo sem água
2- OBJETIVO GERAL
Analisar a importância de preservar e conservar a água limpa, garantindo assim a nossa sobrevivência.
3 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Conscientização na preservação das nascentes e conservação da mata ciliar.
Conscientizar a população, sobre a necessidade de preservar a água limpa.
Realizar trabalhos de pesquisa sobre a importância da água e seus benefícios.
4 - FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
4.1 – Definição de água:
A água liquido incolor e inodoro, essencial a vida, parte liquida da terra.
Nunca imaginávamos que nós iríamos chegar nesse ponto, de se preocupar com o que seria infinito. A ilusão da abundância tem mascarado a realidade em pouco tempo a água era considerado um recurso inesgotável, por isso havia um descaso em relação a sua preservação.
Há anos que a preservação da água está em lugar de destaque. Hoje, os estudos científicos mostram a possível escassez dela, mas, o que está evidente nas pesquisas, não agrada alguns indivíduos, pois o que interessa para muitos é o capital, o dinheiro. Entretanto, não devemos só ver lucros sem pensar nas consequências futuras, pois os lucros obtidos com a destruição da natureza, não são repartidos entre os membros da sociedade, pois se destinam apenas para uma minoria e exatamente é a que mais danifica a natureza.
Hoje a água potável esta cada dia mais escassa, atualmente mais de 1,5 bilhões de pessoas não tem água de boa qualidade, para se ter uma idéia se toda a água do mundo fosse colocada em uma garrafa de um litro, só uma gota seria boa para beber.
O lançamento de esgoto, resíduos e outros contaminantes que chegam até a água comprometem a sua qualidade. Outro fator que ameaça a água doce é o desmatamento na beira de rios.
Nós, seres vivos, por mais que tentemos, não somos capazes de viver sem o uso da água para beber e cozinhar, para a higiene pessoal, para a do lar e das cidades, uso industrial, irrigação das plantações, geração de energia, navegações. Enfim, a água tem uma importância ampla no sentido da vida. Podemos afirmar isto se levarmos em consideração que a vida na Terra surgiu primeiramente na água e com o tempo conseguiu transferir-se para terra firme e isso exigiu adaptações, visando até a economia de água nos organismos.
É necessário o desenvolvimento de valores e posturas pertinentes às relações entre os seres humanos e seu habitat, contribuindo para uma educação ambiental que formará indivíduos sensíveis e solidários, sujeitos conscientes da relevância do processo ecológico perante a nossa sobrevivência.
O meio ambiente é constituído por conjunto de fatores abióticos e bióticos. O primeiro são chamados os não vivos e o segundo, são os seres vivos da Biosfera e um com o outro sofrem influências recíprocas, isso significa dizer que precisam um do outro.
5- ESTRATÉGIAS
Mobilizar as escolas, comunidade enfim toda a população da importância de todos preservarem as águas não desmatando perto de fontes, nem poluindo com agrotóxicos e lixos domésticos, esgotos entre outros objetos.
6 – CONCLUSÃO
Ta na hora de transformar a teoria em pratica, a conscientização em primeiro lugar começa por nós mesmos se cada um fazer a sua parte teremos água para nossa sobrevivência e de gerações futuras.
Na nossa escola todo o ano é feito um trabalho de conscientização e preservação da água com os alunos e após é levado a comunidade.
Precisa-se de conscientização e dedicação ao nosso Planeta.
Referencias
Minidicionário de língua portuguesa – completo.
mail.falnatal.com.br:8080/revista_nova/a4_v3/artigo_4.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário